quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A atenção farmacêutica não é uma utopia

  As boas notícias precisam ser compartilhadas no intuito de que se espalhem e repercutam. E é neste ímpeto que hoje eu entrevisto a Farmacêutica Gabriela Klein Couto a respeito do excelente trabalho que ela vem desenvolvendo. Eu não conheço a Gabriela pessoalmente, mas fiquei sabendo do trabalho dela nas redes sociais e logo quis conhecê-la melhor. Entrei em contato e ela prontamente me respondeu, com aquele entusiasmo típico dos que mudam o mundo com o seu bom trabalho e empenho e agora eu apresento ela para vocês, com muito orgulho.

   A Gabriela é formada pela UFRGS. Concluiu o curso no final de 2014 e durante a graduação estagiou nas diversas áreas da profissão, como análises clínicas, indústria e assistência farmacêutica. Tudo isso a preparou para os desafios profissionais que hoje ela enfrenta como responsável técnica e uma das farmacêuticas envolvidas na assistência farmacêutica em uma das filiais da Rede Panvel, em Porto Alegre. Atualmente, ela também cursa o Mestrado em Farmacologia e Terapêutica, na UFRGS.

  Eu quis saber mais sobre como é o programa de atenção farmacêutica que a Gabriela está envolvida, pois embora no mundo acadêmico tenhamos certeza da importância deste trabalho, frequentemente ouvimos que no "mundo real" é inviável e há muitos empecilhos. Então faz muito tempo que eu queria conhecer alguém com vivência prática nesta área para falar sobre a realidade daqueles que removem os empecilhos e transformam o que muitos rotulam como utopia, em realidade. Vamos lá:


1   Como funciona o programa Atenção Farmacêutica Panvel?

Gabriela - Nosso atendimento de atenção farmacêutica conta com alguns programas pensados de forma a auxiliar o paciente em seu tratamento farmacoterapêutico. Entre os programas realizados temos: “revisão da medicação”, “programa primeiro tratamento” e o “ programa sempre bem”. A ideia é auxiliar os pacientes já diagnosticados a aderirem à seus tratamentos, além de otimiza-los, afim de atingirem o resultado terapêutico satisfatório.


· Revisão da medicação: Este programa tem por objetivo revisar todos os medicamentos que o paciente faz uso (ou não). Analisamos a validade, possíveis interações entre os medicamentos e alimentos, reações adversas, efeitos indesejados, auxiliamos na organização, identificamos as indicações, orientamos sobre qual a melhor forma de armazenar.

· Programa Sempre Bem: Voltado para pacientes com diagnósticos de hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, por exemplo. Tem por objetivo acompanhar o tratamento, sanando dúvidas, visando sempre a busca pelo melhor resultado terapêutico.

·  Programa Primeiro tratamento: Indicado para os pacientes que estão iniciando um tratamento. Sanamos dúvidas, auxiliamos na adaptação ao tratamento e observamos os resultados.

Realizamos também o acompanhamento da pressão arterial e glicemia capilar, com o intuito de verificarmos se o tratamento medicamentoso está sendo efetivo.

 Há quanto tempo estes programas estão sendo realizados e qual o impacto dos programas para a farmácia?

Gabriela - O projeto atenção farmacêutica Panvel está sendo implantado na rede desde 2014. Atualmente contamos com 4 lojas capacitadas para realizar os serviços. A filial a qual estou ligada inaugurou em agosto deste ano (2015).
O impacto do programa é muito positivo. Sabemos que é uma área nova ainda para os pacientes, no entanto, eles têm aceitado bem a proposta de um atendimento clínico pelo profissional farmacêutico. Além de sabermos que o paciente acaba fidelizando-se a farmácia.

    Como é a aceitação da população e da classe médica a este tipo de abordagem?

Gabriela - A aceitação é muito boa por ambas as partes. Acredito que o importante, com relação aos médicos, é fazermos eles entenderem o que é esse novo serviço, qual a nossa proposta. Afinal, o paciente será o maior beneficiado com este trabalho em conjunto. A saúde clama por um trabalho multiprofissional. Sabemos que, hoje em dia, o paciente é compartilhado por diversos profissionais da saúde: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, etc. Somos todos responsáveis pelo sucesso terapêutico. E sempre deixamos claro que a ideia não é um diagnóstico e sim o auxílio a um diagnóstico já existente. A comunicação médico-farmacêutico-paciente é essencial.
E para os pacientes é algo novo, assim, precisamos dedicarmos a ensiná-los o quanto estes serviços podem ser positivos em seus tratamentos.

    Na sua opinião, a Atenção Farmacêutica veio para ficar?

Gabriela - Com certeza! A Atenção Farmacêutica é um caminho sem volta. Muitos colegas têm-se especializado/capacitado na área clínica. Acredito que esta área é o futuro da nossa profissão.
Nós, farmacêuticos, temos muito conhecimento e precisa colocá-lo em prática. A saúde de nossos pacientes agradecem!

   Muitos farmacêuticos empregados de grandes redes gostariam de ter espaço para oferecer serviços farmacêuticos, porém ainda há algumas dificuldades de aceitação por parte de alguns gestores. Que conselho você daria para os colegas de profissão que se encontram nesta situação? Como começar a prestar um serviço diferenciado?

Gabriela - O primeiro passo é mostrar para os gestores que estes serviços trazem retorno para o estabelecimento. Comecem por campanhas/ ações para a população, mostrem o conhecimento que temos quanto profissionais de saúde, nestas campanhas os pacientes acabam conhecendo os serviços que podemos oferecer.
Além disso, estar preparado para assumir estes serviços, capacitando-se constantemente é de suma importância, pois hoje vivemos na era da internet, e assim nossos pacientes buscam a fundo saber sobre seus problemas. Não podemos ser superficiais.

     Por fim, a Gabriela deixou uma mensagem para os futuros colegas de profissão que estão cursando Farmácia neste momento:

Gabriela - Queridos futuros colegas de profissão!
Saibam que cada passo, cada prova, cada momento dentro da faculdade de farmácia vale a pena e será recompensado por meio da gratidão de cada paciente que vocês vierem a atender aqui fora, no nosso mundo real!
Se preparem, estudem, precisamos de pessoas motivadas e focadas a fazerem diferente.
Vocês são o futuro da nossa profissão! Precisamos de profissionais preparados.
E lembrem-se sempre: Os diferenciados sempre acabam se destacando.

Muito obrigada, Gabriela pela atenção e pela disponibilidade! Parabéns pelo teu trabalho, com certeza quando for a Porto Alegre vou querer conhecer de perto! E parabéns também à Rede Panvel por oferecer um serviço diferenciado e alinhado com o real sentido de um estabelecimento farmacêutico: serviço de saúde e não mero comércio.

E se você quiser saber mais sobre o assunto ou conhecer a Gabriela, ela também se colocou á disposição para mostrar a estrutura da farmácia onde ela trabalha! :)



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